55 3226.4949 / 55 3226.7703

Fique por
dentro do
nosso mundo

A IMPORTÂNCIA DE AJUDAR O PRÓXIMO

30 de June de 2021

O impulso de ajudarmos uns aos outros em momentos difíceis não é nada novo. Conhecemos histórias fantásticas de pessoas que se desdobram para salvar a vida, na maioria das vezes, de pessoas que nunca viu.

Em casos extremos, a solidariedade atua como mecanismo de preservação da espécie e canaliza nosso afeto às pessoas. Podemos chamar de empatia, de caridade, amor ao próximo: talvez seja um pouco de tudo. O que é fato, e quem é solidário sabe, é a imensa sensação de prazer e bem-estar que dedicar um tempo em benefício do outro proporciona. Essa solidariedade pode vir de várias formas: seja no impulso provocado por uma tragédia, seja em forma de trabalho voluntário ou até mesmo no dia a dia no trato com as pessoas. E isso desperta as mais nobres aspirações da humanidade: a procura da paz, da liberdade, de oportunidades, da segurança e justiça.

Quem recebe um ato solidário conquista benefícios, é claro. Mas quem oferta momentos de afago, carinho e doação aos outros, ganha ainda mais. Pesquisas indicam que trabalhos voluntários altruístas estimulam a alegria, aliviam as tristezas e aumentam a imunidade, evitando doenças. Pessoas que se sentem solidárias expressam mais satisfação pela vida e desenvolvem maior capacidade em lidar com as dificuldades. Em geral, podem se sentir mais felizes e encontram sentido às ações e atitudes.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos e vistos como virtudes pelas pessoas. Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior ao favorecer a ampliação do nosso olhar para o mundo.

“Se quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão.

Se quiser ser feliz, pratique a compaixão.” – Dalai Lama

Últimas notícias

Ajude a CACC
e seja um anjo
na vida de uma
criança

Fazer doação