55 3226.4949 / 55 3226.7703

Fique por
dentro do
nosso mundo

Dia dos Pais

06 de August de 2021

Ao lembrar de quem pode cuidar do filho doente, é comum pensar primeiro na mãe. Normalmente, é ela quem acompanha a criança em tratamento, é a pessoa imediata para assumir essa missão que não é fácil. Porém, isso não significa que a mãe seja a única a cumprir a missão de amor. Por diferentes circunstâncias, o pai também assume o papel de acompanhante e passa a ser o cuidador do filho. A participação do pai durante o processo de tratamento de um filho é benéfica e positiva para a criança tanto quanto a da mãe.

A presença da figura paterna representa equilíbrio e confiança. O câncer muda a vida da família, desde a rotina até os valores. A paternidade tem adquirido novos valores, ressaltando-se o papel do pai na melhoria da qualidade de vida dos filhos. A criança com doença crônica tem seu cotidiano modificado muitas vezes com limitações, sendo que frequentemente é submetida a hospitalizações para exames e tratamento, de acordo com a evolução da doença. A doença crônica traz modificações na vida da criança e na de sua família, e isso requer readaptações e estratégias para o enfrentamento. A representação social do papel de pai sofreu muitas mudanças no decorrer dos tempos. Antes, o pai exercia o poder da casa, sua autoridade valia para os filhos e para mulher, sendo ele o membro provedor. No entanto, dada a presença das mulheres no mercado de trabalho, tem se modificado essa antiga estrutura, determinando novos arranjos familiares.

Sob a perspectiva psicanalítica a figura paterna se encontra em reconstrução, sendo que o pai expõe sua face afetiva, estando mais presente, de modo oposto à concepção tradicional que se caracteriza pelo distanciamento físico e afetivo.

Percebe-se, assim, que a paternidade tem adquirido novos valores, ressaltando o papel do pai na melhoria da qualidade de vida de seu filho e na busca da recuperação da saúde. A maior aproximação paterna contribui para a recuperação da criança.

Últimas notícias

Ajude a CACC
e seja um anjo
na vida de uma
criança

Fazer doação