55 3226.4949 / 55 3226.7703

Fique por
dentro do
nosso mundo

Dia Mundial do Doador de Sangue

14 de June de 2021

Na segunda (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a iniciativa tem como objetivo repor o estoque de sangue que está abaixo do normal em todas as regiões do estado.
A coordenadora de captação do Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs), Gesiane Ferreira Almansa, explica que a dificuldade existe por conta da baixa oferta de doadores em relação ao número de hospitais. "Como atendemos muitos hospitais, temos dificuldade de suprir a demanda por hemocomponentes, por causa da baixa oferta de candidatos a doação".
 
A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, como uma homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o Fator RH ( + ou - ) e as diferenças entre os tipos sanguíneos, e também aos voluntários ajudam a salvar vidas por meio da doação de sangue. Um único doador pode ajudar até quatro pessoas.

Porém, a pandemia de Covid-19 e os dias frios que têm ocorrido com a aproximação do inverno têm afastado o público dos locais de doação. Para contribuir com os estoques e doar sangue, os critérios são:
 

Estar em bom estado de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam levar a documentação necessária e o formulários de autorização preenchido por um responsável;
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar descansado(a) e alimentado(a);
Pós-vacinação contra a gripe: esperar 48 horas;
Pós-vacinação contra a Covid-19: caso tenha recebido a Coronavac, esperar 48 horas. Para as demais vacinas (Pfizer e AstraZeneca), aguardar sete dias;
Pós-Covid-19: somente passados 30 dias após a recuperação clínica completa;

Últimas notícias

Ajude a CACC
e seja um anjo
na vida de uma
criança

Fazer doação