55 3226.4949 / 55 3226.7703

Fique por
dentro do
nosso mundo

Feliz aniversário CACC

19 de March de 2021

CACC  25 anos– 19 de março

 

Há 25 anos, se criou um espaço, uma casa, um lar que acolheria crianças e adolescentes carentes, em tratamento hemato-oncológico no Hospital Universitário de Santa Maria, juntamente com seu familiar. Onde seriam oferecidos gratuitamente moradia, alimentação, apoio psicossocial e recreação dirigida por voluntários. Esse local se tornou realidade, e hoje, o Centro de Apoio à Criança com Câncer, CACC como é carinhosamente conhecido, marca seus 25 anos, retribuindo e agradecendo a todos aqueles que acreditaram num sonho.  São 25 anos promovendo a esperança, o amor e a vida. O CACC em sua jornada de sucesso dentro do contexto social, fortalece a estruturação desta nova ordem econômica, política e social global chamada Terceiro Setor.

O CACC está localizado na Rua Erly de Almeida Lima 365, no bairro Camobi e conta com a ala de pós transplantados no segundo andar, onde as crianças e adolescentes permanecem em isolamento, em suítes individuais, situação recomendada pelo HUSM para a conclusão do tratamento. Até 2021 essa ala contava apenas com acesso pela escadaria, o que inviabilizava a ocupação dessa área por cadeirantes ou pacientes muito fragilizados pelo tratamento.

        O projeto “Viabilizando Acessibilidade” (através do COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - é destinado uma verba do Fundo da Criança e do Adolescente para projetos sociais), proporcionou a colocação de uma plataforma elevatória, que deu acesso do primeiro andar até o segundo.

           Os usuários presenciam todos os dias diversas transformações em suas vidas, momentos muitas vezes de extrema dor emocional e física. A importância de um ambiente acolhedor é fundamental para eles, e coisas simples podem ajudar a melhorar. A colocação da plataforma elevatória   transformou o ambiente mais acolhedor e acessível para todos e provocou a sensação de reconhecimento das necessidades e inclusão. É neste contexto que o CACC, ao completar seus 25, constrói o seu trabalho e procura sempre oferecer o melhor para seus usuários de diversas formas.

O CACC vem, mais uma vez, agradecer o apoio e o carinho da comunidade santa-mariense. É através das doações de tempo, conhecimento, roupas, alimentos e valores, que o Centro continua prestando esse serviço fundamental.

Precisamos da colaboração de todos para que possamos sempre atender as pessoas neste momento doloroso da vida, de enfrentar o diagnóstico de câncer em uma criança ou adolescente. Nosso lema: “A vida renasce onde há esperança” é o que nos move nestes 25 anos e mais recentemente nossa #JuntosSomosVida, demonstra o quanto o pouco de cada um se torna o muito para que possamos a cada dia fazer o nosso melhor.

Agradecemos aos nossos funcionários, voluntários, diretoria e colaboradores pela dedicação e comprometimento com nosso trabalho assistencial.  Que essa linda história se perpetue por muitos anos, com o mesmo acolhimento digno, de alta qualidade e gratuito para as crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Feliz aniversário CACC!

 

Últimas notícias

Ajude a CACC
e seja um anjo
na vida de uma
criança

Fazer doação