55 3226.4949 / 55 3226.7703

Fique por
dentro do
nosso mundo

Programação - Seminário

10 de March de 2016

Santa Maria vai ser palco de uma grande discussão sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A realização é do Centro de Apoio à Criança com Câncer, com patrocínio do Instituto Ronald McDonald e apoio do Instituto do Câncer Infantil e Darth Vader: Legião do Bem. Dá uma olhada na programação e inscreva-se gratuitamente pelo site


DIA 18 DE MARÇO

8:00 - Credenciamento.
9:00 - Abertura Oficial. Participação do Grupo Atoque, movimento musical que utiliza a percussão como elemento educador.
10:00 - Palestra: Diagóstico precoce do câncer infantojuvenil: desafios e perspetivas, com Alejandro Mauricio Arancibia, oncologista pediátrico e coordenador médico do Instituto do Câncer Infantil - RS.

O palestrante é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), com diploma revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui especialização em onco-hematologia pediátrica pelo Centro de  Investigações Hematológicas Doutor Domingos A. Boldrini. É Membro ativo da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica; The American Society of Hematology; Sociedade Brasileira de Pediatria; Membro do Brazilian Collaborative Study Group of Infant Acute Leukemia; Coordenador do Protocolo de Tratamento de Leucemia Mielóide Aguda Multiinstitucional. Possui títulos de especialista em pediatria, cancerologia infantil, hematologia e hemoterapia. Atualmente, é coordenador médico do Instituto do Câncer Infantil - RS.

12:00 - Intervalo de Almoço.
14:00 - Intervenção Cultural
14:30 - Palestra: Aspectos emocionais da criança e do adolescente com câncer, com Cátia Bairro Ferreira, psicóloga e pedagoga.

A palestrante é graduada em pedagogia pela UFSM, em psicologia pela Universidade Luterana do Brasil. É Life Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especialização em Gestão Educacional (UFSM) e Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCMMG). Atualmente, exerce seu trabalho como pedagoga na EMEF Casa da Criança e psicóloga colaboradora do Grupo Terapêutico Familiar Casa da Criança. É ainda, psicóloga clinica no Oncocentro - Clínica de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer; na Casa Maria e coordenadora técnica do Projeto Darth Vader - Legião do Bem. Cátia é autora colaboradora do livro Psico-oncologia: assistência humanizada e qualidade de vida e autora do e-book Gerir Emoções: como lidar com nossa inteligência emocional.

16:00 - Cooffe Break.
16:15 - Apresentação do Serviço de Oncologia Pediátrica do HUSM.
17:30 - Encerramento.

DIA 19 DE MARÇO

9:00 - Palestra: Os direitos do paciente com câncer, com Barbara Lavarda Drews, assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS de Santa Maria.
10:30 - Oficina: A importância do voluntariado como forma de desenvolvimento pessoal
11:00 - Visita às instalações do Centro de Apoio à Criança com Câncer.
20:00 - Jantar Comemorativo aos 20 Anos do CACC. Local: Park Hotel Morotin.

A organização do evento avisa que haverá a expedição de certificado de participação.

Últimas notícias

Ajude a CACC
e seja um anjo
na vida de uma
criança

Fazer doação